sábado, 8 de agosto de 2009

Como o João-de-Barro constrói sua casa?

Tudo começa com a coleta da matéria-prima. Além de barro úmido, retirado do solo, a ave, cujo nome científico é Furnarius rufus, usa esterco misturado a palha. A casa é construída em conjunto pelo macho e pela fêmea, que chegam a fazer centenas de viagens no transporte do material. Galhos de árvores, postes e beiradas de casas são os locais preferidos pelo joão-de-barro para instalar seu ninho, que, em geral, tem formato esférico e cerca de 30 centímetros de diâmetro. Para construir as paredes (de 5 centímetros de espessura), o casal amassa as bolas de barro com os bicos e os pés. Uma engenhosidade do ninho é a divisão em dois cômodos. O acesso ao primeiro se dá pela porta, feita na medida para que a ave entre sem precisar se abaixar. A câmara mais interna, forrada com penas, pelos e musgo, serve para a postura de ovos e acomodação dos filhotes, que ficam a salvo de predadores.

Outra peculiaridade da casa é a localização da porta de entrada, estrategicamente posicionada na direção contrária à chuva e ao vento. Até hoje os ornitólogos (estudiosos das aves) não sabem como o joão-de-barro desenvolveu essa habilidade, que o mantém protegido das intempéries. Após cerca de duas semanas, o ninho fica pronto e a fêmea põe seus ovos. Inexplicavelmente, depois de tanta ralação, o casal só usa o cafofo por um ano, período em que tem até quatro ninhadas. Em seguida, a dupla abandona o lar e começa a construção de um novo! Isso que é gostar de trabalhar!

Reza uma lenda popular que o joão-de-barro seria extremamente ciumento e vingativo. Se ele desconfia que está sendo traído, toma uma atitude radical: prende a companheira no ninho, tapando a porta, e deixa a coitada morrer lá dentro. Essa história toda, contudo, não tem o menor fundamento científico. O que não impediu, claro, que ela virasse até tema de uma famosa música caipira, “João-de-Barro”, interpretada pela dupla Tonico e Tinoco.

9 comentários:

Fabrício Siqueira disse...

Dá só uma olhada Paty:

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=5429799719897444295&pid=1215367568531&aid=1209581948$pid=1215367568531

Essa eu fotografei lá no Sul! :P

[ ] ’ s

Fabrício Siqueira disse...

Só colar o link acima no navegador! ;)

[ ] ’s

Patrícia Brasileiro disse...

Adorei!=)

Unknown disse...

[blue] e muito legal o que eles fazem adorei amei ass: fernanda de bom jesus GO- uau

Patrícia Brasileiro disse...

É realmente mt interessante como eles as fazem neh?! Mt obrigada pelo seu comentário e visita! Venha sempre aki aprender um pouco mais ^^ . Bjs

Anônimo disse...

esse texto é bem grande gente

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Patrícia Brasileiro disse...

Não entendi graça.

professor.pardal@hotmail.com disse...

parabens pelo blog, acredito que a partir de hoje ficarei, constantemente, de olho nele. continue a atualizaçao e tomara que você tenha uma ótima oportunidade de trabalho, para que o mundo ganhe com a sua eficiência e compromisso.
professor.pardal@hotmail.com