Outra peculiaridade da casa é a localização da porta de entrada, estrategicamente posicionada na direção contrária à chuva e ao vento. Até hoje os ornitólogos (estudiosos das aves) não sabem como o joão-de-barro desenvolveu essa habilidade, que o mantém protegido das intempéries. Após cerca de duas semanas, o ninho fica pronto e a fêmea põe seus ovos. Inexplicavelmente, depois de tanta ralação, o casal só usa o cafofo por um ano, período em que tem até quatro ninhadas. Em seguida, a dupla abandona o lar e começa a construção de um novo! Isso que é gostar de trabalhar!
Reza uma lenda popular que o joão-de-barro seria extremamente ciumento e vingativo. Se ele desconfia que está sendo traído, toma uma atitude radical: prende a companheira no ninho, tapando a porta, e deixa a coitada morrer lá dentro. Essa história toda, contudo, não tem o menor fundamento científico. O que não impediu, claro, que ela virasse até tema de uma famosa música caipira, “João-de-Barro”, interpretada pela dupla Tonico e Tinoco.
9 comentários:
Dá só uma olhada Paty:
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=5429799719897444295&pid=1215367568531&aid=1209581948$pid=1215367568531
Essa eu fotografei lá no Sul! :P
[ ] ’ s
Só colar o link acima no navegador! ;)
[ ] ’s
Adorei!=)
[blue] e muito legal o que eles fazem adorei amei ass: fernanda de bom jesus GO- uau
É realmente mt interessante como eles as fazem neh?! Mt obrigada pelo seu comentário e visita! Venha sempre aki aprender um pouco mais ^^ . Bjs
esse texto é bem grande gente
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não entendi graça.
parabens pelo blog, acredito que a partir de hoje ficarei, constantemente, de olho nele. continue a atualizaçao e tomara que você tenha uma ótima oportunidade de trabalho, para que o mundo ganhe com a sua eficiência e compromisso.
professor.pardal@hotmail.com
Postar um comentário