sábado, 4 de julho de 2009

A Margarida não é uma flor ????

Quando olhamos uma Margarida estamos olhando uma só flor ou um conjunto de flores ( uma Inflorescência) ?
Vamos começar entendendo o que é uma Inflorescência. Esse nome é dado a um grupo de flores ou qualquer sistema de ramificação terminando em flores.
A Margarida é da mesma família do Girassol, do Crisântemo, do Malmequer ,… é a Família Asteraceae. O nome científico da Margarida é Leucanthemum vulgare e se a gente se der ao trabalho de olhar bem de perto o centro amarelo desta flor verá que é formada por muitas flores bem pequenas. Por isso a Margarida é uma Inflorescência chamada de Capítulo (Nada a ver com o capítulo de seu livro!). Capítulo é o nome dado ao tipo de inflorescência em que as flores estão muito próximas de si e inseridas em um eixo comum ( como a nossa margarida), existem também outros tipos de inflorescência.
Desta forma, quando for dar uma Margarida para alguém, poderá dizer que está dando um buquê de flores ( pelo menos botanicamente!). Mas, e as pétalas brancas? São o quê ? São as Brácteas da Flor ( brácteas, não bactérias!). As Brácteas são folhas modificadas que em cima aparece a Flor, são aquelas folhas mínimas embaixo da Flor. Na margarida as flores são hermafroditas – cada flor tem o órgão masculino e feminino- mas geralmente, nestes casos, o ógão masculino amadurece primeiro que o feminino. Evitando assim a auto-fecundação ( o pólen da flor fertilizar a parte femina da mesma flor ou de outra flor na mesma planta) e assim aumentar a diversidade genética. Já que a troca de pólen entre duas plantas diferentes vai fazer com que o material genético de um espécime migre para o outro.
Viu como essa florzinha esconde tantos segredos ?

Um comentário:

Fabrício disse...

Olá Path! Primeiramente seja bem vinda ao mundo dos Bloggers! rsrs E queria te dizer q ficou muuuuuito legal o seu blog e tenho certeza q vc saberá tornar esta página cada vez melhor. Sempre q der vou estar te acompanhando por aqui.:D Beijos e q tenha ótimas inspirações para postar assuntos interessantes no blog! :)

[ ]´s