domingo, 5 de julho de 2009

Olhe para dentro de você!

O organismo é realmente impressionante! Suas estruturas e seu funcionamento. Para admirar melhor essa perfeita obra, devemos olhar para as pequenas estruturas que a forma.CÉLULAS NERVOSAS: Estas são mais conhecidas como neurônios e nosso sistema nervoso contém milhões delas. Para poder transmitir o impulso nervoso, os neurônios contêm os dentritos (uma série de ramificações que mantém contato com outras células para receber a informação); o corpo celular (processa os dados recebidos) e os axônios (umas projeções que transmitem a mensagem processada no corpo celular). O neurônio desta imagem pertence à cobertura da parte superior do cérebro, uma zona em que se regula a atividade muscular e a coordenação. Incrível!
INTESTINO DELGADO: O intestino delgado é a maior parte do sistema digestivo, podendo chegar a medir até oito metros. Por esse motivo, se dobra formando uma série de pregas que aumentam a área de absorção dos nutrientes que chegam através do alimento ingerido. Nesta imagem podemos ver como é o tecido conjuntivo (em marrom) e as células epiteliais (em vermelho).
LÍNGUA - PAPILAS GUSTATIVAS: A língua é constituída de uma série de células conectadas à fibras nervosas que se encarregam, entre outras tarefas, de perceber o gosto das coisas que colocamos na boca. Ainda que se encontrem principalmente na língua, também podem aparecer na faringe. Um humano adulto possui cerca de 10 mil, mas que vão se perdendo com o passar do tempo. Na imagem podemos ver a classe mais comum das papilas gustativas: as filiformes, que ajudam a processar o alimento e transmitem a informação tátil ao cérebro.

Nenhum comentário: