sábado, 4 de julho de 2009

Viemos de uma sopa?

Muitos cientistas tentaram achar uma solução para explicar como a vida se iniciou. As possibilidades mais levantadas foram:
- O criacionismo: A mais antiga das idéias e aceita por fiéis de diversas religiões, esta teoria afirma que os seres vivos foram criados individualmente por uma divindade e que possuem a mesma forma com que foram criados. Ou seja, não sofreram mutação.

- Panspermia : Nesta defendem que a vida teria se formado em outro planeta e trazida para cá por meios de esporos ou formas de resistência, aderidos a meteoritos que caíram e continuam caindo aqui. Porém, esta teoria não é muito esclarecedora, pois, se seres vivos vieram de outro planeta, como que essa forma de vida surgiu por la? - Origem por evolução química : E por último, e não menos importante, esta teoria é a mais aceita entre os cientistas. Acredita-se que por meio de uma evolução química de alguns compostos, tenha surgido a primeira forma de vida na terra. A terra estava passando por um processo de resfriamento, que permitiu o acúmulo de água formando os mares primitivos. Na atmosfera primitiva havia moléculas orgânicas que eram arrastadas pelas águas das chuvas e se acumulavam nos mares primitivos. Esses mares eram verdadeiras "sopas nutritivas", ricas em matéria orgânica. Essas moléculas poderiam ter se agregado e originado os coacervatos. Estes não eram seres vivos, mas uma primitiva organização de substâncias orgânicas. Acredita-se que, quando adiquiriram a capacidade de reprodução ( surgimento de um material genético) e um evoltório, como uma membrana, surgia assim a primeira forma simples de vida.
Vai uma sopinha ai? ;D

Nenhum comentário: