segunda-feira, 13 de julho de 2009

O maior sapo do mundo!

Na verdade trata-se de uma rã. As rãs pertencem ao mesmo grupo dos sapos que chamamos de Anfíbios Anuros (representados pelos sapos, rãs e pererecas), se caracterizam por apresentar pele lisa e membranas entre os dedos dos membros posteriores (como num pé de pato). Esta rã gigante da foto é a Conraua goliath. Uma espécie africana de anfíbio anuro, encontrada numa área restrita compreendendo regiões dos Camarões e Guiné Equatorial. Pode medir até 40 cm e pesar 3 kg. Mas moradores daquela região relatam a existência desses animais ainda maiores com o dobro do peso, mas sem nenhum registro científico que comprove. De qualquer forma, esta espécie é o maior anuro existente no mundo.

Também chamadas de rãs Golias, possuem uma capacidade de salto impressionante, podendo saltar cerca de 3 metros de uma só vez, mas devido ao seu peso, elas se cansam rapidamente após dois ou três saltos. Porém, como sempre devido à ação do homen, a população das rãs gigantes tem diminuido bastante devido a destruição do seu habitat, pelo fato de serem comercializada como animal de estimação. Não parando por ai, elas também são consumidas localmente como carne exótica e podem valer até três mil dólares por colecionadores dependendo do tamanho e peso.

7 comentários:

Fabrício disse...

Minha mâe já fica apavorada quando vê pererecas pequenas de menos de 5 cm, imagina colocar uma rã Golias perto dela.... rsrs

Path Brasileiro disse...

Nossa! imagina uhahuauhauhauha xD

Hugo disse...

*-*
Pena q nao exista no Brasil, mto menos na minha regiao... Eh mto massa!!! Será q é bioindicadora de alguma coisa?
*-*

jesus e a minha razao de viver disse...

Demas da conta pensei q ja visto tudo o louco meu

Anônimo disse...

eu quando vejo uma perereca quase tenho um treco se topo com uma rã dessas pode contar que é desmaio na certa!!!!

google disse...

minha mãe se apaixonor pela rã e ela que uma o que é que eu faço para ela ganhar uma ... sou do sertão de alagoas-brasil e moro em santana do ipanema... se quiser mandar uma eu agradeço ...

google disse...

eu sou duda á que disse que minha mãe gostou da rã